Conheça 5 aplicativos para você levar uma vida eco-friendly em casa

Conheça 5 aplicativos para você levar uma vida eco-friendly em casa
Trato Incorporações

Já imaginou poder levar uma vida mais eco-friendly em casa, com a ajuda de alguns aplicativos no celular?

Encontramos 5 apps gratuitos e disponíveis para Android e iOS, que contribuem para conservação do meio ambiente, aumentando a economia de energia elétrica e água e ajudando você a achar pontos de coleta seletiva de lixo: CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA

Para evitar o desperdício de água em casa, sugerimos dois aplicativos:

Pegada Hydros, por meio de um questionário, calcula a quantidade de água consumida em atividades rotineiras do usuário – como escovar os dentes, tomar banho e lavar a louça – e mostra em quais delas é possível ter um consumo mais econômico. Ele também fornece o volume ideal de água a ser consumido em cada atividade, comparando com a quantidade de “piscinas olímpicas” que não serão mais desperdiçadas, uma vez que o usuário seguir as dicas de economia.

Já o Nossa Água, a partir do tempo de permanência no banho, mostra a quantidade de água gasta e oferece dicas de consumo que podem ser lidas no aplicativo e compartilhadas nas redes sociais. Além disso, ele conta com o jogo “O Encanador”, em que o usuário, ao ajustar vazamentos em canos, recebe dicas de como economizar água. Com interface lúdica, este game pode ser uma boa opção para brincar com crianças, as estimulando a ter uma atitude consciente ao consumir água em casa.

ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA

Uma das melhores maneiras de se economizar energia em casa é saber quanto se gasta em cada aparelho elétrico e tentar reduzir o gasto naqueles que estão no topo da lista de consumo. Por isso o aplicativo Casa Virtual simula, em tempo real, o consumo de cada aparelho elétrico e, a partir disso, disponibiliza uma lista de quais gastam mais e ainda fornece o valor aproximado da conta de energia da residência.

Outro aplicativo que ajuda na redução de gasto de energia residencial é o Oraculuz, que mostra a percentual de consumo de cada cômodo da casa, assim como o valor que isso representa em Reais. Além disso, ele fornece uma estimativa de quanto seria a economia na conta de luz, caso a família opte por painéis de energia solar.

RECICLANDO O LIXO

O aplicativo Rota de Reciclagem indica mais de 5 mil pontos de coleta, de cooperativas de catadores a empresas que compram materiais recicláveis, distribuídos por todas as regiões do Brasil. Assim, mesmo que seu prédio ou bairro não conte com uma coleta seletiva, é possível encontrar o local de reciclagem mais próximo da sua casa.